Início > Biografia, Karl Marx > Biografia de Karl Marx

Biografia de Karl Marx

Karl Marx nasceu em Tréveris no dia 5 de maio de 1818. Ele iniciou seus estudos em Linceu Friedrich Wilhem em sua cidade natal. Em 1835, ele escreveu “Reflexões de um jovem perante a escolha de sua profissão”. No ano seguinte, foi estudar na Universidade de Berlim. Em 1838 ele perdeu o interesse no direito e passou para a filosofia, do qual obtêm título de doutor em 1841 com a tese “Diferenças da filosofia da natureza em Demócrito e Epicuro”. Também em 1841 ele cria a idéia que fundisse o materialismo e a dialética Idealista.

Em 1842 não pode seguir sua carreira acadêmica e se tornou redator-chefe da Gazeta Renana onde conheceu Friedrich Engels enquanto ele visitava o jornal. Sua estadia no jornal dura somente até 1843, quando o jornal é fechado e Marx se muda para Paris, onde acaba a “Crítica da filosofia do direito de Hegel” e “A questão judaica”. Em 1844 se torna grande amigo de Engels e escreve os “Manuscritos econômico-filosóficos”. Também escreve um artigo sobre greves na Silésia, mas devido a esse artigo, é espulso da França, mudando-se para Bruxelas, onde escreve “A sagrada família” em parceria com Engels. Em 1848 Marx é expulso de Bruxelas pelo governo belga, então ele e Engels se mudam para a Colônia, onde fundam o jornal Nova Gazeta Renana. Ele é expulso da Colônia em 1849 após ataques a autoridades publicados em seu jornal. A família de Marx, mesmo em grandes dificuldades financeiras, se muda para Paris, onde não podem morar, devido a um impedimento do governo francês. Marx, com a ajuda de Ferdinand Lessalle, se muda para Londres, onde redige “Trabalho assalariado e capital”. Marx se dedicou aos estudos de economia no Museu Britânico no ano de 1851 e no ano seguinte, publicou “O 18 brumário de Luís Bonaparte”.

Em 1857, após problemas de saúde, retomou os estudos em economia e começou a redação que veio a ser conhecida como “Esboços de uma crítica da economia política”. Em 1859 publicou em Berlim a obra “Para a crítica da economia política”. Em 1863 ele participou de diversas ações em prol da independência polonesa e iniciou sua obra “O Capital”, que é concluído somente em 1865 e publicado em Hamburgo em 1867. O segundo volume começou a ser escrito em 1869, mesmo ano em que foi fundado o Partido Operário Socialdemocrata alemão, inspirado pelas idéias de Marx.

Em 1873 sua saúde piorou drasticamente e, mesmo com ordens médicas para evitar o trabalho, continuou trabalhando na segunda edição de O Capital e estudando sobre a situação da Rússia, matemática, geologia e física. Marx faleceu em 14 de março de 1883 estando muito doente e deprimido.

Categorias:Biografia, Karl Marx
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: